Share |
22/04/2014

Aquecimento global: há muito para entender

Tetra Pak
Portal do Meio Ambiente

Poucos assuntos apresentam a complexidade do tema da mudança do clima. Especialmente se levarmos em conta o fato de que, no mundo, pouca ação está sendo realizada para enfrentar o aquecimento global, sendo importante se assinalar que isto se dá na esfera de negociação internacional, bem como em relação aos governos nacionais e subnacionais.

Recentemente, a comunidade científica revelou uma diminuição no aumento da temperatura no período de 1998 a 2013, ainda que as emissões de gases efeito estufa (GEE) continuem crescendo.

Essa constatação aumenta a dificuldade de se debater o tema com a sociedade, sendo um elemento complicador no que tange ao convencimento de que devemos agir com firmeza e senso de responsabilidade. E, mais do que nunca, reconhecer que a ação humana tem uma contribuição incontestável no aquecimento global e que este continua em curso. Ou seja, não foi interrompido. como afirmam maliciosamente alguns, de modo a justificar a utilização de combustível fóssil, desmatamento, enfim, o que, no jargão climático, se diz “business as usual”.

Segundo Bob Ward, diretor do Grantham Research Institute on Climate Change and the Environment, em entrevista para a prestigiada revista Nature Climate Change, a tendência do aquecimento, a longo prazo, é irreversível, ainda que tenha havido uma diminuição do mesmo nos últimos anos. Segundo ele, o que não é aceitável é se utilizar dessa diminuição para se deixar de pressionar os políticos para fazerem mais sobre o assunto.

O importante em tudo isso é reconhecer que ainda estamos longe de compreender o clima do planeta. Pesam sobre essa compreensão uma série de incertezas que deverão ser entendidas nos próximos anos.

O Brasil, nesta temática, tem muito a contribuir em todos os sentidos. Quer pela produção de ciência a esse respeito, quer pela necessidade de continuar reduzindo as altas taxas de desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

Diminuir as incertezas científicas sobre o aquecimento global e enfrentá-lo com determinação continuam sendo os desafios da Humanidade nos próximos anos.