Share |
31/05/2010

A semana do meio ambiente em SP


Planeta Sustentável

Programa de educação ambiental, convênios que visam a preservação dos parques do Estado de São Paulo, licenciamento de atividades de impacto local, promulgação da Lei do Cerrado Paulista e lançamento de um projeto em prol da preservação da água. Essas são algumas das atividades que a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, vai promover na capital e no interior do Estado em comemoração a Semana do Meio Ambiente.

Os eventos vão começar no dia 1º de junho de manhã, com a inauguração do Espaço Verde Vivo, em São Paulo. A iniciativa faz parte do Programa Criança Ecológica e visa incentivar as crianças de 8 a 10 anos a cuidar da flora e da fauna, de uma forma lúdica e interativa.

Na terça-feira, dia 2, será a vez de lançar o Pacto das Águas, em Bocaina, interior de São Paulo. A proposta é simples: conseguir o maior número de assinaturas possível dos bocainenses e moradores dos municípios vizinhos em prol da preservação do recurso natural. A ideia é ultrapassar, em apenas um dia, os 250 adesantes que o Fórum Mundial da Água conseguiu em uma semana, no mês de março. Até porque, das 250 assinaturas do pacto internacional, nenhuma era dos governos brasileiros.

Já na quarta-feira, será o "dia dos convênios". Ainda no interior do Estado, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, vai firmar parcerias com várias instituições governamentais visando a preservação e o incentivo turístico aos parques de São Paulo. Em Campinas, um outro acordo também será feito com a administração municipal para que ela possa ter autonomia para licenciar os empreendimentos de impacto ambiental local.

O Programa Criança Ecológica, que busca estimular a consciência ambiental infantil, volta a ser o foco da programação no dia 4 de Junho, quando o projeto será inaugurado nas cidades de Ribeirão Preto e Sorocaba.

E, para o encerramento oficial da Semana do Meio Ambiente, a programação do governo volta à capital. No dia 5 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, a Lei de Proteção do Cerrado Paulista, que cria critérios mais severos para a utilização e preservação do bioma, será promulgada. Na ocasião, Xico Graziano ainda vai apresentar o balanço da gestão que a Secretaria do Meio Ambiente vem fazendo no Estado de São Paulo desde 2007 até hoje.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Semana do Meio Ambiente - São Paulo

Data: de 1 a 5 de junho

Mais informações pelo telefone (11) 3133-3479