Share |
Anterior Próximo
28/07/2013

Universitário de Lins é finalista em prêmio sobre jornalismo ambiental


Tetra Pak

Uma reportagem retratando uma boa prática da pecuária regional foi consagrada finalista em um prêmio de jornalismo ambiental. O autor da matéria é o universitário Caio Carvalho, 22 anos, do Unitoledo (Centro Universitário Toledo) de Araçatuba. O resultado do concurso será conhecido no próximo mês.

O texto do estudante participa do 1º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental. Aluno do 8º semestre de jornalismo, Carvalho noticiou a experiência de uma propriedade rural, instalada no município de Buritama, que produz sua própria energia elétrica por meio de dejetos do gado, utilizando um biodigestor.

BIOGÁS A propriedade pertence ao delegado aposentado Acir Pelielo. Antes de instalar o biodigestor, todas as fezes dos animais eram depositadas em uma fossa, ameaçando o lençol freático. Pelielo foi atrás de um sistema em que fosse possível produzir sem poluir e encontrou a solução: o biogás.

Carvalho diz que a matéria foi produzida no mês passado, durante a Semana Estado de Jornalismo Ambiental, realizada entre os dias 4 e 7 de junho deste ano, em São Paulo. "Fiz várias ligações para fontes e entidades da área ambiental, atuantes na região, para conhecer alguns projetos", revela, explicando como conheceu o exemplo de Buritama.

Voltado para alunos da graduação em Jornalismo e participantes da Semana Estado, o prêmio consiste na produção de uma reportagem a partir da pauta divulgada no primeiro dia das séries de palestras sobre o tema. Neste ano, as matérias inscritas partiram da temática "Boas práticas de sustentabilidade".




Anterior Próximo

Conteúdos Relacionados