Share |
18/04/2013

O Dia Nacional do Livro Infantil


Tetra Pak

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

"Um país se faz com homens e com livros". Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Monteiro Lobato é o criador de personagens célebres da literatura infanto juvenil brasileira, sobretudo os do "Sítio do Picapau Amarelo", que povoam o imaginário de crianças de diversas gerações.

O dia foi escolhido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.

Nesta ocasião, é muito válido incentivar a leitura entre as crianças, tanto em casa como na escola. Ao adquirir o hábito de ler desde a infância, o indivíduo aumenta sua capacidade cognitiva e adquire novos conhecimentos.

A leitura contribui com a vida da criança de diversas maneiras, sobretudo para desenvolver a imaginação e a criatividade. Ao se envolver na história contada pelo livro infantil, o pequeno leitor amplia a sua visão de mundo, adquire cultura e desenvolve habilidades importantes no âmbito escolar, como escrita, pronúncia e interpretação.