Share |
17/03/2017

Universidade cearense usa energia solar para carregar bikes da equipe de segurança


Pensamento Verde

Segundo dados da SER Energia, em dois anos a energia solar cresceu 70% em sua capacidade de geração. A expectativa é que esse número aumente ainda mais até 2030, quando ela pode chegar a 25 gigawatts (GW), sendo que 17 GW sejam geração centralizada e 8,2 GW de geração distribuída.

Tentando expandir ainda mais esse cenário e colaborar com o meio ambiente, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) inaugurou no mês passado o projeto Árvore Solar, que tem como objetivo carregar as baterias de uma frota de dez bicicletas elétricas que serão utilizadas pela equipe de segurança do campus da Instituição.

A Árvore Solar, que é formado por dez painéis fotovoltaicos postos sobre as palmas de uma palmeira metálica, surgiu a partir de uma parceria da UECE, por meio do Mestrado Acadêmico em Ciência Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, filiada à Incubadora de Empresas da UECE (IncubaUECE), e ainda conta com o apoio técnico em arquitetura da Projec. Desta forma, por estar associada à incubadora pública, eles contam também com o apoio do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT/CE), por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que investigou e aprovou o desenvolvimento do projeto.

As bicicletas ficarão conectadas à árvore durante o dia, para que as baterias sejam carregadas. Quando elas estiverem em uso, a árvore repassará a energia gerada para a rede pública, que será transformada em créditos para a UECE utilizar posteriormente. A bicicleta que estiver precisando de carga à noite usará a energia da concessionária.

A IncubaUECE continuará filiada ao projeto, oferecendo auxilio total para a sua viabilização, afinal o seu principal objetivo é estimular e apoiar empreendedores no processo de geração, consolidação e crescimento de micro, pequenas e médias empresas no Ceará, proporcionando ao estado um maior desenvolvimento regional sustentável.