Share |
31/07/2015

Como economizar energia elétrica na empresa com pequenas atitudes


Pensamento Verde

Deixar as janelas abertas, utilizar a luz natural do Sol e desligar os aparelhos da tomada ao final do expediente são algumas formas.

Além de economizar energia elétrica em casa, a prática pode ser utilizada também no ambiente profissional. Com pequenas atitudes, os colaboradores, gestores e empresários ajudam não só na economia de gastos da empresa como também o meio ambiente e o futuro do planeta.

A primeira dica é utilizar ao máximo a luz do Sol. Para isso, sempre que possível, opte pela luz natural e, em alguns momentos, as persianas podem ser acionadas por conta da claridade extrema. Uma vantagem é que o Brasil possui luz solar durante todo o ano e, no horário de verão, ela permanece até pelo menos às 19 horas.

Sempre que a temperatura permitir, procure deixar as janelas abertas e desligue o ar-condicionado. Isso garante, além da economia na conta de luz, menos problemas respiratórios causados pelo aparelho. Também é preciso desligá-lo durante a noite.

No escritório, troque as lâmpadas incandescentes pelas florescentes, mais econômicas. Outra boa opção são as lâmpadas de LCD. Além disso, é importante apagar a luz quando não há ninguém no ambiente. Uma alternativa para resolver esse problema são os sensores de presença, nos quais as luzes apagam e acendem automaticamente.

Outra atitude que o meio ambiente agradece é, se tiver condições, utilizar as escadas ao invés do elevador para andares próximos.

Já na hora do almoço, desligue o computador para que não consuma energia enquanto não estiver sendo utilizado. Por fim, outra medida válida é tirar todos os aparelhos da tomada ao final do expediente.