Share |
29/08/2014

Últimas vagas para curso sobre Coleta Seletiva Municipal

Tetra Pak
Oficina Municipal

Em agosto de 2010 o Governo Federal apresentou a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei Federal 12.305/10, regulamentada pelo Decreto 7404/10. Esta lei trouxe uma serie de responsabilidades para fabricantes, comerciantes, consumidores, distribuidores e para as Prefeituras.

O artigo 19 da PNRS traz 19 Incisos para que as prefeituras apresentem um planejamento estratégico para a Gestão da Limpeza Pública nos seus respectivos municípios. A PNRS deixa bem claro nos seus objetivos o conceito da não geração, da reutilização, da reciclagem e consequentemente a coleta seletiva. Sobre este item, entendemos que a coleta seletiva está inserida na PNRS como fator fundamental para a disponibilização de recursos da União.

Portanto, o objetivo deste curso é trazer mecanismos de implantação da coleta seletiva para as Prefeituras, considerando a constituição e a inclusão das cooperativas de catadores no processo, visando o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRSa).

Objetivos Específicos:

a) Esclarecer as etapas básicas para o planejamento de um programa municipal de coleta seletiva;

b) Apresentar uma metodologia para o diagnóstico local, ponto de partida do programa;

c) Elencar modelos de programas de coleta seletiva;

d) Explicitar técnicas possíveis para operação e monitoramento do programa;

e) Revelar os passos básicos para a implantação e gestão de parcerias com cooperativas de coletores de material reciclável;

f) Mostrar experiências práticas de Prefeituras que auxiliem o participante a já iniciar um benchmarking a partir do curso presencial.

Sobre o Evento:

Data: 02.09.2014

Carga horária: 7h

Inscrição: http://www.oficinamunicipal.org.br/cursos/143