Share |
26/05/2010

Sistema brasleiro de informação em educação ambiental


Terra adaptado

O Ministério do Meio Ambiente disponibiliza portal eletrônico do Sistema Brasileiro de Informações sobre Educação Ambiental (Sibea). O portal tem um banco de dados com 200 mil informações sobre educação ambiental.

Os internautas podem saber, por exemplo, como é fácil economizar água e energia e como cada um pode ajudar a reduzir a poluição. Além disso, os usuários podem ter acesso a informações sobre especialistas, instituições e grupos que atuam na preservação do meio ambiente. Segundo o diretor-substituto de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, José Vicente de Freitas, o portal tem como objetivo promover a educação ambiental para o desenvolvimento de uma cultura comprometida com a defesa do planeta. "Esse é o nosso grande desafio, fazer com que cada cidadão desse país possa se transformar num educador ambiental. E na sua área de atuação possa empreender alguma ação que auxilie nesse processo de superação da crise", disse.

O diretor considera importante a participação da sociedade na busca de soluções para os problemas ambientais. "O papel da educação ambiental é, justamente, despertar a sociedade brasileira para os problemas sócioambientais, e mostrar que ela tem responsabilidade sobre essas questões", defende.

O Sibea foi concebido pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Stela (IS), organização sem fins lucrativos especializada em gestão do conhecimento e constituída por pesquisadores em inovação tecnológica.

O portal pode ser acessado no http://sibea.mma.gov.br/dcsibea.