Share |
17/04/2014

R de Respeito

Tetra Pak
Fava Consulting

A palavra respeito tem origem no latim respectu, que significa reverência, veneração, acatamento, consideração, ou seja, um sentimento de estima que pode ser por uma pessoa, uma equipe, um grupo ou uma nação.

Já o verbo correspondente, respeitar, também tem origem no latim respectare, que significa olhar muitas vezes para trás, ou seja, desenvolver um sentimento de consideração às pessoas que são dignas de nossa consideração e acatamento, como as pessoas mais velhas, nossos pais, nossos avós, etc.

O respeito é considerado um valor tanto pessoal como coletivo.

Do ponto de vista pessoal, respeitar-se a si mesmo é ter consciência de seu próprio valor: é a maneira como você se cuida e se apresenta às outras pessoas.

Do ponto de vista coletivo, o respeito é entender que cada ser humano é único e que assim deve ser considerado, aceitando todas as diferenças, sejam elas de raça, religião, sexo, condição social, tipo de atividade, etc.

Cada um de nós possui uma série de crenças, valores e princípios que são individuais e que cada uma de nossas próprias decisões são neles baseadas. Respeitar estas escolhas sem imediatismos, julgamentos ou preconceitos é uma das atitudes mais desejáveis para que possamos saber lidar com a natureza humana.

E isto não implica em concordância absoluta com as diferentes escolhas pessoais. Nunca, nunca pense como pessoas que afirmam:

- Quem não concorda comigo é meu inimigo.

Respeito também é um conceito amplo que vai além das definições encontradas nos dicionários.

Respeito é:

1. Respeito é entender as pessoas na sua profundidade, ouvi-las com empatia, fazer perguntas e compreendê-las;

2. Permitir-se compreender as pessoas só enriquece o apreço por elas. Covey afirma que “a busca da compreensão dos outros exige consideração; a busca para sermos entendidos exige coragem; a eficácia está em equilibrar ou combinar as duas coisas”;

3. Compreender plenamente as pessoas, isto conduz a uma ampla abertura mental para o aprendizado e o conhecimento que o outro pode oferecer. Quem pratica o respeito está sempre aberto para oferecer e receber o novo e para de achar que sua maneira de pensar é a única que existe;

4. Praticar pequenas palavras como um elogio, um reconhecimento, um simples “bom dia” ou “obrigado” ou, ainda, por um simples e sincero olhar;

5. Preocupar-se e cooperar com os outros, sem usá-lo como moeda de troca ou de favores. É algo que vem de dentro da pessoa, de sua alma, de seu âmago, por isso é um bem que não se compra.

6.Conviver em harmonia com seu próximo; é saber controlar suas emoções, seus sentimentos, é ser assertivo e, quando solicitado, emitir suas opiniões ou dar conselhos.

7. Ter consciência do seu próprio espaço e do espaço dos outros.

8. Gerar sinergia entre as pessoas, o que significa valorizar as diferenças, investir em seus pontos fortes e compensar suas fraquezas.

Num ambiente de trabalho, respeito implica:

1. Ser pontual;

2. Não interromper;

3. Não desperdiçar o tempo alheio;

4. Não ler e-mails nem atender ligações enquanto alguém estiver falando com você;

5. Olhar as pessoas nos olhos;

6. Reconhecer as pessoas ao vê-las;

7. Estar pronto na hora solicitada.

Aquele que pratica o respeito sempre age de acordo com seus princípios e valores, dando exemplos e deixando um legado. Respeito é um valor que faz com que o outro seja sempre tratado com a atenção e a consideração que ele merece.