Share |
24/06/2013

Prouni 2013 oferecerá 90 mil bolsas de ensino superior


UOL Educação

As inscrições para o segundo edital do Prouni 2013 (Programa Universidade para Todos) começaram na sexta-feira (21). Foi publicada a portaria no Diário Oficial da União de hoje.

Os candidatos que querem concorrer a bolsas integrais ou parciais (de 50% da mensalidade) deverão fazer sua inscrição no site do Prouni até as 23h59 do dia 25 de junho. Segundo o MEC (Ministério da Educação), o sistema oferecerá 90.010 bolsas. Até o momento, estão confirmadas 55.658 bolsas integrais e 34.352 bolsas parciais (50% da mensalidade).

Para concorrer, o estudante deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos. O aluno não pode ter tirado zero na redação.

Além disso, o candidato não pode ter diploma de ensino superior e deve atender a uma das seguintes condições:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública - Ter cursado o ensino médio completo ou parte dele em escola privada na condição de bolsista integral - Ser pessoa com deficiência - Ser professor em exercício da rede pública de educação básica

Concorrerão a bolsas integrais, estudantes que tiverem renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Para concorrer às bolsas parciais, a renda familiar bruta não pode exceder três salários mínimos per capita.

Processo
O estudante poderá selecionar até dois cursos diferentes com ordem de preferência. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções.

Os estudantes deverão comparecer e confirmar as informações na instituição de ensino superior em que for selecionado para a bolsa. Caso seja reprovado, a instituição deverá detalhar as razões ao estudante.

Calendário
Inscrições: de 21 de junho a 25 de junho
Resultado da 1ª chamada: 28 de junho
Comprovação de informações na 1ª chamada: de 28 de junho a 5 de julho