Share |
19/02/2014

Projeto “Ler é Bom, Experimente!” abre inscrições para escolas públicas

Tetra Pak
Projetos de Leitura

Ler é essencial para a formação do indivíduo. Embora essa premissa seja unanimidade entre educadores, os mecanismos de incentivo à leitura, no Brasil, ainda são muito escassos. A fim de proporcionar novas experiências com a literatura e reduzir o déficit literário no Brasil, o Grupo Projetos de Leitura criou há 13 anos o projeto “Ler é Bom, Experimente!”, aprovado pelo Ministério da Cultura e que tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE e Sweetmix Indústria e Comércio.

Para 2014, a partir do dia 17 de fevereiro, o Grupo abre inscrições para escolas da rede pública participarem do projeto de incentivo à leitura “Ler é Bom, Experimente!”, dirigido ao público infantil, juvenil e adulto, que beneficiará cerca de 45 mil alunos de 400 escolas. O trabalho consiste na doação de livros e desenvolvimento de atividades, a partir da leitura, por estudantes do 3º ano do ensino fundamental até o ensino médio. A escola se responsabilizará pelo pagamento do transporte dos materiais, cujo valor será calculado no momento da inscrição, que deverá ser efetuada pelo professor, no site www.projetosdeleitura.com.br. As inscrições estarão abertas até o preenchimento das vagas.

Após a execução das atividades sugeridas pelo projeto como adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza.

Outra grande oportunidade do projeto, é que os alunos participantes, a partir do 6º ano, concorrem a ter o seu texto incluído no livro "As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 6", que será lançado até novembro de 2014.

Para o coordenador do Grupo Projetos de Leitura, escritor Laé de Souza, nada desenvolve mais a capacidade verbal e de interpretação que a leitura de livros. “Os livros proporcionam um aprendizado leve, agradável e de forma natural. Pode-se observar que, ao final da leitura, os estudantes ficam enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novo vocabulário, entre outras infinitas vantagens que essa prática pode oferecer.”

Mais informações no site: www.projetosdeleitura.com.br contato@projetosdeleitura.com.br - Tels.: (11) 2743-9491 – 2743-8400