Share |
29/07/2013

Plano de Aula: O papel do colesterol no corpo humano


Nova Escola

Basicamente qualquer ser vivo precisa de três coisas para sobreviver: alimentação, respiração e um hábitat. Quanto ao ambiente e à respiração não podemos fazer muitas alterações já que não conseguimos respirar nem viver em um ambiente aquático. Nossas escolhas se restringem à alimentação. Nisso podemos nos regular. E se conhecemos as funções de cada nutriente e em quais alimentos podemos encontrá-lo, conseguimos ser mais saudáveis.

Aproveite que a preocupação com uma alimentação correta é um tema frequentemente discutido para estimular seus alunos a conhecerem mais sobre o colesterol, um dos conteúdos previstos no eixo Corpo Humano e Saúde.

Esse assunto pode ser abordado de várias maneiras. As duas mais usuais são em relação à função do colesterol no corpo e as doenças que ele pode provocar quando em excesso. Se você optar por tratar a importância do colesterol, ele pode ser apresentado tanto no sistema digestivo como no sistema endócrino.

No sistema digestivo, o colesterol está envolvido com a ingestão de gorduras, particularmente em alimentos como carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga e banha. A pele do frango assado está terminantemente proibida! Caso prefira tratar do sistema endócrino, associe o colesterol com a produção de hormônios sexuais, particularmente progesterona e testosterona. Além disso, ele também participa da produção da aldosterona e cortisol.

Lembre que os grandes temas do colesterol estão associados às doenças que ele pode provocar. Por isso, não deixe de destacar que o colesterol não é prejudicial em si, mas seu excesso é o grande problema. Levar os alunos a identificar os alimentos que prejudicam a saúde é fundamental para que eles façam escolhas corretas! Para entender mais sobre o assunto, acesse o especial sobre colesterol publicado no site da revista Saúde.