Share |
15/11/2012

Plano de Aula: Faça um 15 de novembro diferente

Tetra Pak
Nova Escola

"Na campanha eleitoral de 2006, resgataram-se termos como 'espírito republicano' e 'os valores da república'", observa o historiador Marco Antônio Villa, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Nesse feriado em que se comemora a proclamação da República (feriado em que muitos planejam descansar e passear, sem refletir sobre o motivo da pausa), surge um bom momento para você discutir com seus alunos: afinal, o que é a República?

Em 1889, quando o marechal Deodoro da Fonseca a proclamou, ainda vigorava a monarquia. Ou seja, além de o povo não participar das decisões sobre o destino do país (que é a proposta do sistema republicano), todo o poder político se concentrava nas mãos do imperador Dom Pedro II. O quadro se modificou quando ele sofreu o golpe militar que o tirou do trono - o que foi considerado o início da nossa República. Porém, se o império caiu para dar lugar ao militarismo, quando começamos de fato a viver numa República? "Curiosamente, valores clássicos como a ética e a participação do cidadão (nas decisões do Governo) não estavam presentes nesse período inicial", diz Villa.

A partir desse fato, provoque discussões e uma reflexão mais aprofundada entre seus alunos sobre o assunto. Afinal, a data é muito mais que um feriado. Peça que a turma confronte artigos e entrevistas, converse com especialistas por meio da internet, visite museus, faça pesquisas e leia livros sobre o tema - até de literatura. Essas são apenas algumas das atividades que podem fazer florescer o espírito crítico dos alunos sobre uma data que fala tanto de nossa história, mas acaba se tornando banalizada.

Aproveite as fontes de pesquisa apresentadas abaixo para ampliar as opções de material em sala de aula. Aqui você encontra links de textos sobre o momento da proclamação, debates sobre o conceito de república, entrevistas com especialistas, acervos de museus, curiosidades sobre os costumes da época e outros tipos de literatura. Boa aula e, só então, bom feriado!

Confira mais no site da Nova Escola!