Share |
19/03/2013

Plano de Aula: como tratar o tema da violência urbana?


Nova Escola

A reportagem da "Veja" de 13 de Março de 2013 "A Hora da Verdade" apresenta um relato sobre a situação atual nas favelas cariocas, após alguns anos desde a instalação das primeiras UPPs (Unidades Pacificadoras de Polícia). Ao analisar o caso do Complexo do Alemão, a reportagem demonstra como a iniciativa oficial não funcionou plenamente e conta que o crime organizado mantêm focos de atuação nas comunidades, onde os moradores ainda não vivem uma cidadania plena devido ao domínio das milícias, à corrupção policial e à ameaça dos bandidos.

A partir do exemplo apresentado, a Nova Escola publicou um plano de aula que pretende discutir a violência urbana no Brasil. Com ela você pode abordar com seus alunos o papel da burocracia estatal e da polícia no processo de pacificação das favelas cariocas. Para alcançar esse objetivo, é importante conhecer a perspectiva sociológica sobre o Estado como promotor de segurança pública e bem-estar social e discutir os pontos positivos e negativos do processo de "pacificação".

A pacificação das favelas, a partir da ação de unidades de polícia pacificadora no Rio de Janeiro, é anunciada como saída para o crime nos centros urbanos. Debata com os alunos as razões da violência urbana e analise se as UPPs são, de fato, a solução para o problema.

Confira mais em: