Share |
03/07/2017

Mudanças das estações nas salas de aula


Nova Escola

Em muitas escolas, época de mudança de estação é motivo para festa - a da primavera é uma das mais comuns. As salas são enfeitadas com flores de papel, as crianças plantam sementes em vasinhos... No entanto, a turma, já na pré-escola, pode fazer muito mais que comemorar. Os pequenos têm plenas condições de refletir sobre tempo e temperatura. "A escola precisa incentivar investigações e pesquisas sobre como as estações se manifestam, em que elas diferem, quais são as reações da natureza e que hábitos temos durante cada temporada etc.", exemplifica Elisabeth Duarte, coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo.

Explorar questões relacionadas a tempo e temperatura é uma das propostas no campo de experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações da Base Nacional Comum Curricular. "Um dos objetivos previstos é identificar e selecionar fontes de informações para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua preservação", diz Karina Rizek, coordenadora de projetos da Escola de Educadores.

Para explorar o tema, vale fazer uso de termômetros, fotos e convidar a turma a descobrir como as pessoas e a natureza se comportam no inverno e nas demais estações do ano. Denise Tonello, orientadora educacional e pedagógica do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, sugere observar o visual de uma árvore do entorno e relacioná-lo às temperaturas e outras condições do tempo.

Passo a passo

  • Elabore uma tabela para registrar, dia a dia, o tempo e as temperaturas ao longo de um mês, de preferência na transição para o inverno. Converse com os pequenos sobre as variações.
  • Discuta sobre a relação entre as estações do ano, a rotina, os hábitos e as vestimentas das crianças e das pessoas em geral.
  • Com a turma, pesquise e discuta como são as estações do ano em outros lugares do Brasil e do mundo.
  • Proponha o registro fotográfico de uma árvore do entorno da escola, ao longo do ano, e ressalte as mudanças no visual.
  • Organize uma exposição na escola, reunindo o que a turma produziu.