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05/03/2017

Livros que todo gestor escolar deveria ler


Gestão Escolar

1. O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública, de Claudia Zuppini Dalcorso

A autora também já encarou a direção de uma escola e a sala de aula ao longo de sua carreira, aproximando-se da realidade de quem sabe prazeres e dificuldades da profissão. É um livro que faz refletir a todo momento sobre ações e projetos que podem ser desenvolvidos de forma coletiva a partir das necessidades reais da instituição e dos desafios a serem seguidos.

2. Aula Nota 10: 49 Técnicas Para Ser um Professor Campeão de Audiência, de Doug Lemov

Uma obra que todo gestor precisa ter como fonte de inspiração para si e seus colaboradores. Lemov parte de experiências práticas e possíveis para melhor direcionar as necessidades docentes em sala de aula apresentando 49 técnicas para o sucesso da aprendizagem.

3. O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola, de Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna

Um guia que nos dá a oportunidade de olhar para os espaços sem mistérios. Ele proporciona a percepção de cada situação e seu lado pedagógico para resolver os conflitos sem buscar culpados. A intenção é apresentar as diversas formas de solucionar os problemas e comunicar a proposta que a escola desenvolve. O melhor de tudo é que “O Que Revela o Espaço Escolar” está disponível para download gratuito!

4. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem, de Telma Weisz

O livro traz uma série de reflexões sobre o processo de aprendizagem dos alunos, com bons exemplos práticos e apresentação de soluções. Com uma visão que deixa possível criar um novo tipo de educador capaz de mudar o rumo de suas ações, interpretar e considerar as respostas dadas pelos alunos e se corrigir. Permite aos profissionais do ensino, ter um novo olhar sobre a aprendizagem.

5. Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário, de Delia Lerner

A autora discute o fato de a escola ter a função de formar leitores e escritores autônomos e as questões envolvidas no processo que fazem com que, muitas vezes, esse objetivo não consiga ser atingido. Lerner traz também caminhos para reverter essa situação.

Além dessas obras, outras publicações oficiais como manuais , pareceres, informativos, cartilhas e demais documentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC), que subsidiam a área de forma geral, são muito importantes para se manter atualizado sobre as leis e indicações que norteiam o trabalho do educador. Ter sempre tempo para uma leitura deixa o diretor mais próximo de também de ser um formador da comunidade de leitores que a escola busca atingir. Nesse contexto, vale compartilhar essa prática com a equipe e manter espaços pedagógicos de leitura dentro e fora da sala de aula para os alunos, como referência.

Para conferir mais indicações de livros, acesse a matéria completa aqui.