Share |
12/03/2013

Fab Lab Kids - Aprender constuindo


Fab Lab Brasil

O que é um Fab Lab
Um Fab Lab (abreviação de fabrication laboratory) é um laboratório de fabricação totalmente equipado que dá a todos, desde crianças a profissionais e empresas, a capacidade de transformar suas idéias e conceitos em realidade. O objetivo é que se possa fazer quase tudo dentro deste espaço visando o desenvolvimento social e econômico, seja a nível individual ou comunitário. Fab Lab é também uma comunidade internacional cujo objetivo é alcançado através do compartilhamento do conhecimento. Tais laboratórios também compartilham equipamentos e processos, além de arquivos digitais e soluções, formando assim uma rede para o intercâmbio de idéias. Para que esta troca de arquivos e idéias aconteça é muito importante a documentação dos projetos como blueprints.

Nascido como um projeto de extensão pelo Professor Neil Gershenfeld, diretor do Center for Bits and Atoms, Massachusetts Institute of Technology, os Fablabs estão espalhados por dezenas de países, tendo em cada país um foco proveniente dos problemas locais. Fab Labs são, principalmente, locais acessíveis onde pessoas com objetivos comuns começam a compartir conhecimento visando o bem da comunidade local, fazendo com que a própria rede e a comunidade sejam o apoio necessário para seus projetos, sem esperar que alguém financie ou indique caminhos, demonstrando assim uma potente força horizontal.

Todos os laboratórios da rede devem compartir, além das máquinas comuns, o ideais. Tais ideais estão contidos na Carta de Princípios do Fab Lab (Fab Charter), a qual segue traduzida para o português. A carta original pode ser encontrada aqui.

Fab Lab Kids
Há alguns anos pensou-se em criar uma rede de fabricação digital no Brasil. Hoje ela agrega muitas pessoas e instituições e sua constituição oficial conectada com os ideais do Center for Bits and Atoms do MIT (criador dos Fab Labs) é agora um fato real.

O primeiro Fab Lab do Brasil, o Fab Lab SP nasceu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em dezembro de 2011, através do grupo de estudos DIGI FAB, coordenado pelo Prof. Paulo Eduardo Fonseca de Campos e contando com a equipe: Heloisa Neves, Alex Garcia, Eric Zompero. O laboratório foi oficialmente inaugurado em um evento realizado pelo grupo, que contou com a presença de diretores dos Fab Lab Lima e Fab Lab Barcelona, nossos padrinhos dentro da rede.

O segundo Fab Lab nasceu na cidade de Guarulhos. Trata-se de um Fab Lab temporário dedicado à educação de crianças e, por isto, o chamamos de Fab Lab Kids (nome originalmente criado pelo Fab Lab Barcelona, o qual mantém um programa para crianças).

Os resultados positivos e o apoio recebido durante todas as atividades nos levaram a criar o Fab Lab Brasil, uma organização cujo objetivo é o de auxiliar no desenvolvimento da rede de laboratórios Fab Lab no Brasil.

O Fab Lab Brasil em si não é um laboratório físico mas sim um ponto de encontro entre todos os Fab Labs brasileiros: os já existentes, os que estão em vias de existir e os que ainda estão em fase de projeto. A idéia é que todos possam ajudar a fortalecê-lo e a potencializá-lo.

Como uma forma de divulgar as ações de planejamento da rede no Brasil, o objetivo é divulgar que existem potenciais laboratórios sendo pensados no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Bauru, Limeira, Guarulhos e outros na cidade de São Paulo. O Fab Lab Brasil se coloca a disposição para fornecer informações e auxiliar qualquer outro interessado em participar da rede. A única prerrogativa é que este laboratório esteja disposto a seguir a Fab Charter e que possua o kit de máquinas básico. Seguir a Fab Charter significa compartir os ideais da rede e ter o maquinário semelhante significa poder compartir processos e experiências.

Como se tornar um Fab Lab
Existem muitas maneiras de se tornar um Fab Lab. No entanto, elas irão te levar para a necessidade de se possuir um kit de máquinas semelhantes a fim de se compartilhar processos, ser um laboratório que se comprometa com a inclusão social e seguir a Fab Charter.

O Fab Lab Brasil surgiu para te ajudar nisto, se propondo a ser um interlocutor entre o Center for Bits and Atoms no MIT (Fab Lab Central) e os laboratórios brasileiros.

Se você quiser maiores informações, envie um e-mail. A Fab Lab Brasil tem material textual preparado para te ajudar e também pode fazer uma apresentação presencial ou via skype para sua equipe, a fim de que todos possam compreender melhor a filosofia da rede.

contato: info@fablabbrasil.org

Fotos e outras informações você encontra no Facebook: Fab Lab Brasil (página oficial)