Share |
08/08/2013

Embalagem de alimentos sem conservantes, é possível?


Nutrição Prática & Saudável

Muitos de nós, consumidores, não temos conhecimento que algumas embalagens permitem que alimentos e bebidas sejam embalados sem conservantes ou até mesmo armazenados sem precisar de refrigeração antes de serem abertas.

Um exemplo são as famosas embalagens de caixinha, tão utilizadas em nosso dia a dia. Você sabia que esse tipo de embalagem é composta por várias de camadas de material e que cada uma delas tem uma função justamente para permitir uma longa vida e proteger os produtos? Veja o raio-x das embalagens de caixinha.

Essas embalagens, que protegem o leite, o suco, o feijão e outros tantos alimentos, são feitas de papel, plástico e alumínio. Esses materiais protegem o conteúdo e mantém bactérias e outros micro-organismos longe dos alimentos, preservando-os por muitos meses e oferecendo a devida segurança.

A tecnologia utilizada nas embalagens de caixinha também permite que nenhum conservante ou aditivo químico seja adicionado, desta maneira, é possível consumir um alimento 100% natural.

Resumindo, é possível sim se alimentar corretamente e de maneira saudável na correria do dia a dia.

Você sabia? A embalagem de caixinha não deixa que as substâncias "ruins" entrem (luz, oxigênio, bactérias) e mantém em seu interior as substâncias "boas" (nutrientes, vitaminas, sabor).

Uma dica de leitura, é o post "Suco industrializado ou fruta" , da nutricionista Maria Fernanda Elias. Vale a pena dar uma lida.