Share |
06/04/2013

Confira o portal online de periódicos brasileiros


Portal Brasil

Já está no ar a Hemeroteca Digital Brasileira que disponibiliza cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros - jornais, revistas, anuários e boletins -, muitos raros ou já extintos. Além da consulta, as páginas desejadas também poderão ser impressas.

Através do novo serviço, usuários de qualquer parte do mundo passam a ter acesso, livre e sem custos, a publicações que incluem desde os primeiros jornais criados no País, como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, fundados em 1808, a jornais que foram extintos no século XX, como o Diário Carioca e Correio da Manhã, ou que não circulam mais na forma impressa, como o Jornal do Brasil. O número de documentos à disposição no momento se multiplicará com a continuidade da reprodução digital.

Entre as publicações mais antigas e raras do século XIX estão os primeiros jornais das províncias do Império. Além disso, o acervo conta com periódicos de instituições científicas, que compõem um segmento especial do material já disponível. As consultas podem ser realizadas por título, período, edição, local de publicação e palavra.

A compra dos equipamentos e a contratação de pessoal para criação e manutenção do site foi possibilitada pelo financiamento de R$ 6 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto tem apoio dos ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação.