Share |
07/09/2012

Confira dicas e materiais sobre a Independência do Brasil

Tetra Pak
http://revistaescola.abril.com.br

A maioria dos educadores não tem muita escolha quando o dia 7 de setembro se aproxima. Por decisão dos gestores ou por não saber como abordar o tema de outra forma, a data acaba sendo tratada de forma sempre obrigatória, em atividades burocráticas como confecção de bandeiras e ensaio da banda.

Que essa prática é inimiga da aprendizagem, todos sabem (ou, pelo menos, deveriam saber). O que pouca gente se dá conta é de que a efeméride pode ser usada em diversos contextos criativos dentro de sala de aula - e que esse é o melhor argumento para convencer a direção a deixar de lado tantas regras duras, que só fazem bem aos soldados que marcham enfileirados nos desfiles na tevê.

Nos links a seguir, você encontrará materiais e subsídios para avançar nessa tarefa. O primeiro item, lançado com exclusividade, é um vídeo com um tour on-line pelo Museu do Ipiranga, em São Paulo, conduzido pelo professor de História Pedro Raveli. É uma ótima oportunidade para você conhecer de forma crítica esse acervo nacional importante, melhorar suas explicações sobre a Independência e discutir a real importância e dimensões dos atos de D. Pedro I. Para enriquecer ainda mais o perfil do homem do grito do Ipiranga, não deixe de ver a biografia dessa personalidade, cedida por Cândido Grangeiro, historiador e integrante da Palavras Projetos Editoriais.

Eis também uma oportunidade para se informar mais profundamente sobre o contexto da saída de D. João VI do país. O capítulo 17 do livro 1808, de autoria do jornalista Laurentino Gomes, foca especificamente esse momento histórico, dando uma idéia do que se passava no Brasil meses antes do 7 de setembro de 1822. É só acessar o arquivo em pdf para ler. Por último, para completar o especial multimídia sobre a Independência, confira a sequência didática que publicamos em nosso portal!