Share |
Anterior Próximo
26/10/2016

Como diminuir as faltas e a evasão dos alunos

Maura Barbosa
Gestão Escolar

Olá,

Mais uma vez, quem escreve é a Joelma Souza, diretora da EMEF Presidente Castelo Branco, de Paragominas (PA). Prazer estar com vocês novamente.

Quando assumi minha escola, em 2013, o índice de evasão dos alunos era de 12,5%. Ou seja, uma boa parte desistia ao longo do ano depois de faltar muito, e eu percebi que teria um grande desafio pela frente.

Com base nisso, junto com minha equipe, iniciei uma série de medidas a fim de incentivar os estudantes a se envolverem mais no ambiente de estudo. Após três anos, posso dizer que essas ações deram certo, já que conseguimos diminuir nosso índice de evasão para 2,5% e aumentamos a participação dos alunos no dia da aplicação das provas de Língua Portuguesa e Matemática, e no questionário socioeducativo, o que ajudou a melhorar nosso resultado no Ideb de 77% para 99%, uma grande conquista!

Para chegar a isso, tomamos algumas medidas:

Passamos a incentivar um maior diálogo com os alunos para que eles possam saber do valor e da importância da participação deles no processo educacional. Ou seja, deixamos claro que, para eles aprenderem, precisam participar efetivamente das atividades diárias e compreender que as avaliações externas, também são importantes e não apenas as que acontecem no cotidiano da sala de aula.

Iniciamos e fomentamos a participação dos alunos em atividades no contraturno, como pesquisa, grupo de estudo, amigos da sala de leitura, teatro, música e outras. Elas se mostraram essenciais na ajuda e contribuição para o grande objetivo final, que é o aprendizado de todos.

Deixamos expostas informações em murais, tais como: calendário escolar (onde apresentamos todas as datas prováveis de atividades), período avaliativo, folgas, dias letivos por bimestres e semestres, eventos, compromissos etc. Essa ação deixou claro aos alunos quais são os compromissos do dia-a-dia e exemplificou como a frequência deles é importante.

Tais atitudes deixaram todos cientes que a participação de cada aluno torna o espaço escolar ainda mais produtivo, já que cada um é corresponsável pelo desenvolvimento da escola. Como líder de todos os processos educacionais, é fundamental que você, diretor, saiba em quais momentos e como precisa potencializar uma participação mais efetiva dos estudantes.

E você? Como faz para mobilizar e incentivar uma participação que garanta o sucesso de sua escola?

Joelma




Anterior Próximo