Share |
02/11/2012

Com recorde de inscrições, ENEM 2012 será aplicado nesse fim de semana


Tetra Pak

“O primeiro passo para entrar numa faculdade é estudar. O segundo é fazer o Enem”. Com este mote, a campanha de comunicação do MEC para o Enem 2012 busca destacar a importância do Enem e mobilizar os estudantes e egressos do ensino médio.

As provas do Enem 2012 estão marcadas para os dias 03 e 04 de novembro de 2012, sábado e domingo, respectivamente, com início às 13:00h. Os mais de 5,7 milhões de estudantes farão as provas em 1600 municípios do país. O estilo das provas do Exame Nacional do Ensino Médio será o mesmo adotado nos últimos 3 anos. Serão 180 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada. Além disso, os alunos deverão compor uma redação dissertativa-argumentativa abordando um tema específico.

Desde que passou a ser utilizado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção e como parâmetro para inclusão em programas de financiamento e de acesso ao Ensino Superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras,o Exame Nacional do Ensino Médio vem ganhando importância no meio educacional.

A disputa pela classificação no Enem 2012 exige que o estudante faça uma boa preparação, a qual deverá contemplar o conteúdo programático em um estudo sistemático, organizado e continuado. A resolução de questões do Enem de anos anteriores também irá ajudar o aluno a se familiarizar a forma analítica com que são elaboradas as questões.

Os professores lembram que nas provas do Enem são cobrados conhecimentos dos fatos da atualidade, portanto o aluno deve se manter informado dos acontecimentos mais relevantes nas esferas nacional e mundial. As avaliações do Enem também costumam requerer que o estudante realize interpretação dos textos dos enunciados dos quesitos que deverão ser lidos com extrema atenção.