Share |
16/10/2015

Ciclo de Entrevistas - Regina Guerreiro


Cultura Ambiental nas Escolas

Regina Guerreiro é pedagoga, mantenedora e diretora do Colégio Guerreiro. Com 23 anos, montou sua primeira unidade escolar, somente com a Educação Infantil. Formada também no Magistério, já lecionou em séries da Educação Infantil, Fundamental I e II em seus mais de 20 anos atuando na área educacional. Através do contato com a Elaine Silva, conheceu o projeto das Oficinas Pedagógicas, demonstrando grande interesse e destacando-se dentre os demais educadores.

“Saber que a cada dia eu contribuo para que as crianças acreditem que elas podem ser o que quiserem ser, através do estudo” é algo que motiva Regina.

Qual a importância do educador da sociedade?

“O educador é o profissional mais importante do país, mas infelizmente não tem o valor merecido. É ele mesmo que tem que ter seu diferencial e dar o seu valor, sendo um educador bom e incentivando os alunos aos estudos. O papel do educador na sociedade é muito importante porque ainda é o formador de opiniões e idéias. É o profissional que forma outros profissionais.”

Qual a importância de tratar a temática ambiental em sala de aula?

A importância de uma educação ambiental hoje em dia, é uma questão de sobrevivência no futuro. Os alunos têm que ser incentivados e estimulados a saber o seu papel no meio ambiente e qual é a importância de se reciclar e de reaproveitar, pois esse é o futuro. Na minha opinião a matéria de Educação Ambiental deveria ser obrigatória em currículo escolar, porque ajudaria muito os professores a acreditarem nessa tendência do futuro e os alunos a aprenderem com eles. Hoje, muitos acham que isso está muito longe de nossa realidade, como achavam há muitos anos sobre a questão da água. A tendência mundial é essa: aproveitar e reciclar, pois não haverá outro caminho para a humanidade caminhar com sucesso, daqui alguns anos.

Qual dica você pode dar para futuros educadores?

A dica que dou para os educadores é continuar acreditando que somos únicos e podemos mudar e transformar sociedades sim, e em grande escala. Hoje formamos 15 em sala de aula e se forem bem educados, amanhã vão ter filhos e serão 30 e assim por diante. Temos que acreditar nos nossos ideais de orientação para com os vários tipos de alunos e famílias, e saber que podemos levar amor, respeito e sabedoria, para quem for. Acreditem no poder da transformação, pois assim todos terão sucesso em todas as áreas emocionais e profissionais.