Share |
13/10/2015

Ciclo de Entrevistas - Elaine Silva


Cultura Ambiental nas Escolas

No dia 15 de Outubro, comemora-se o Dia dos Professores. Em celebração, o Portal Cultura Ambiental elaborou um conteúdo exclusivo para você educador.

Queremos saber como a educação está inserida no nosso dia-a-dia e, para isso, consultamos alguns dos profissionais diretamente envolvidos nos projetos de educação ambiental que contam com o apoio da Tetra Pak.

A cada dia, um educador diferente irá compartilhar sua visão conosco. Uma forma de inspirar e motivar todos vocês!

Começamos a semana com a participação da Elaine Silva.

Elaine Silva é ecóloga de formação e mestre em Ciências Ambientais. Atua na área de educação para sustentabilidade há mais de 15 anos. Trabalhando pela Arte e Vivências, Elaine é responsável por levar o conteúdo das Oficinas Pedagógicas, um projeto apoiado pela Tetra Pak, para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Dessa forma, compartilha todo seu conhecimento no ramo de Educação Ambiental com demais educadores, que então multiplicam o aprendizado com seus alunos. Segundo Elaine, “poder esclarecer sobre a sustentabilidade e influenciar novas condutas” é algo que a motiva todos os dias.

Quando indagada sobre o verdadeiro papel de um educador na sociedade, veja abaixo a opinião de Elaine.

Qual a importância do educador da sociedade?

"O educador é aquele que instrui, levando conhecimentos e ampliando a capacidade cognitiva dos educandos. Para a educação de adultos, ele também motiva para a tomada de novas atitudes. Especialmente quando falamos em sustentabilidade e resíduos sólidos, por onde passa o nosso estilo de vida extremamente consumista e que precisa mudar. Trabalhar com a rede municipal de ensino em municípios é muito gostoso, pois sabemos que a nossa ação, nossa postura e as informações acabam atingindo uma escala bastante grande, uma vez que o participante é educador também e vai multiplicar o que foi tratado no trabalho educativo."

Qual a importância de tratar a temática ambiental em sala de aula?

"O nosso estilo de vida está se mostrando insustentável. Precisamos mudar, tornarmos menos consumistas, mas isso depende do padrão mental, da visão de mundo. A temática ambiental está completamente ligada aos valores sociais, ao pensar coletivo, ao sentimento de pertencimento a um sistema ecológico maior, enfim. Tratar meio ambiente não é só explicar conceitos, mas também trabalhar valores para vivermos melhor."

Qual dica você pode dar para futuros educadores?

"Para ousarem em suas práticas em sala de aula. Ter a dimensão que não é somente falar de reciclagem, mas de trabalhar a visão de mundo mais sustentável, com mais respeito às pessoas mas também aos ciclos naturais, à fauna, flora. E que não percam o brilho nos olhos em acreditarem que cada ação, cada projeto, cada criança conta para um mundo melhor. "

Confira amanhã, a próxima entrevista de nosso ciclo!