Share |
17/08/2012

100 anos de Jorge Amado: veja como trabalhar o tema na sala de aula

Tetra Pak
http://revistaescola.abril.com.br

A mulher sensual, o homem fogoso e infiel, o coronel malvado e o defensor dos pobres e injustiçados. Quem conhece a obra de Jorge Amado já sabe de cor os perfis psicológicos retratados pelo baiano que completaria 100 anos em 10 de agosto. Militante do Partido Comunista e com livros traduzidos em 48 idiomas e dialetos, o escritor é um dos maiores expoentes da literatura brasileira contemporânea.

Sucessos como Gabriela, Cravo e Canela, Tieta do Agreste, Dona Flor e seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres e Capitães da Areia asseguraram a fama do autor que, entre os dias 17 de abril e 22 de julho deste ano, foi homenageado na exposição "Jorge Amado e Universal", no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, trabalho que estreou no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, no dia de seu centenário.

A Nova Escola publicou um plano de aula para trabalhar as obras de Jorge Amado com os alunos. A atividade pretende a partir de trechos do livro Capitães de Areia, leitura recomendada para as provas do vestibular, levar os alunos a conhecer as qualidades literárias do escritor baiano.

Não deixe de conferir aqui!