Share |
26/08/2014

Tetra Pak e ONG Noolhar realizaram oficinas pedagógicas no Macapá

Tetra Pak
ONG Noolhar

A cidade de Macapá recebeu nesta segunda-feira, 25, as Oficinas Pedagógicas promovidas pela Tetra Pak, em parceira com a ONG Noolhar. Mais de 150 professores da Secretaria Municipal de Educação de Macapá, por meio da Coordenação de Educação Ambiental, participaram da ação do Projeto Cultura Ambiental nas Escolas que tem como objetivo apresentar diversas informações sobre reciclagem, meio ambiente, coleta seletiva e cidadania.

As oficinas aconteceram no espaço Salão Social do Centro de atividades do Sesc Araxá, a partir das 9h. Todos os educadores foram orientados sobre como trabalhar os temas dentro de sala de aula e ainda receberam o kit de educação ambiental com cartilhas para alunos, vídeos educativos, revista e banner do ciclo da vida das embalagens longa-vida.

"A educação deve fazer parte do nosso dia a dia, como cultura. Assim, nos transformamos”, diz Patrícia Gonçalves, coordenadora da ONG. “Com o projeto Cultura Ambiental, compartilhamos valores, ideias e uma educação para sustentabilidade”, completa. Para Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, a ação contribuirá com a formação de diversos jovens. “Fornecendo informações e ferramentas para que os professores auxiliem os estudantes, estimulamos a formação de uma visão mais abrangente a respeito da problemática dos resíduos sólidos”, diz Fernando. Desde o início das Oficinas, em 2002, mais de seis mil professores já participaram dos 118 eventos pedagógicos.

Cultura Ambiental nas Escolas O Programa Cultura Ambiental nas Escolas, criado em 1997, já beneficiou mais de seis milhões de estudantes e mais de 40 mil escolas públicas e privadas com informações sobre coleta seletiva e reciclagem. Para dar continuidade a este trabalho, em novembro de 2009 foi lançado o Portal Cultura Ambiental nas Escolas. O site oferece informações completas, desde como gerenciar e selecionar o lixo, até o processo de reciclagem de cada material. Trata-se de uma importante ferramenta interativa, o que desperta o interesse das crianças que poderão adquirir o conhecimento brincando nos jogos e assistindo os vídeos.