Share |
28/11/2013

Projeto Palco da Reciclagem reúne milhares de alunos até a próxima sexta


Tetra Pak

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Seplam) participou na terça-feira (19/11), no Poliesportivo Niterói, do evento de abertura do projeto Palco da reciclagem. A Prefeitura de Divinópolis, por meio de parceria das secretarias de Meio Ambiente (Seplam), de Educação (Semed) e de Esportes e Juventude (Semej), é apoiadora do evento, patrocinado pela Tetrapak. A Karinho-Cooperativa também apoia o evento, que tem como público-alvo os alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, com prioridade de agendamento de participação nas sessões para a rede pública municipal.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Willian de Araújo, o musical vai além de uma apresentação teatral, pois fomenta o desenvolvimento de ações de conscientização socioambiental sobre a coleta seletiva, incentivando tanto a prática de separação quanto de reciclagem dos resíduos domiciliares.

Para o funcionário da Seplam, Francisco Júnior, responsável pelo acompanhamento das atividades no Centro Municipal de Triagem (CMT), a iniciativa é muito importante, pois o objetivo principal do projeto é estimular a separação domiciliar do lixo pela população, refletindo assim na melhoria de qualidade no material encaminhado ao CMT.

O projeto

Trata-se de um espetáculo de teatro infantil (musical) itinerante, cujo roteiro apresenta a importância da separação, da coleta seletiva e da reciclagem do lixo domiciliar. O projeto ficará instalado no Poliesportivo do Niterói até a sexta-feira (29/11).

Durante as apresentações, as crianças serão convidadas a irem ao palco, interagirem com os atores e concorrerem a prêmios; todos os participantes receberão brindes.

Em um esforço para aumentar a separação domiciliar do lixo pela população, ao final de cada sessão, será exibido um vídeo sobre a coleta seletiva em Divinópolis e sobre o trabalho da cooperativa de catadores local.

São esperados cerca de 5 mil estudantes até o encerramento das sessões do projeto.