Share |
14/07/2014

Jardim Botânico do Rio lança edital para bolsas no exterior em taxonomia

Tetra Pak
Agência FAPESP

O Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e a Fundação Flora de Apoio à Botânica lançaram um edital para a concessão de seis bolsas auxílio no exterior em taxonomia.

Os bolsistas atuarão no âmbito do projeto Herbário Virtual Reflora, administrado pelo JBRJ. O herbário está sendo construído de forma que os taxonomistas possam trabalhar de maneira parecida com o que fazem nos acervos físicos, com imagens em alta resolução em uma plataforma on-line para consulta, reidentificação e tipificação das amostras.

As bolsas fazem parte de um acordo de cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

O herbário virtual conta com imagens do acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e do Royal Botanic Gardens, Kew, no Reino Unido, e do Museu Nacional de História Natural de Paris, na França.

A cooperação prevê a digitalização de espécies da flora brasileira depositadas em herbários nos jardins botânico de Nova York e de Missouri, nos Estados Unidos, e no Museu de História Natural de Viena, na Áustria.

As espécies digitalizadas serão incluídas no Herbário Virtual Reflora e ainda estarão acessíveis por meio do SiBBr, plataforma on-line para integração de dados e acesso a ferramentas de análise e visualização de informações sobre a biodiversidade brasileira.

As seis bolsas são destinadas a taxonomistas com título de mestre ou doutor ou que estejam matriculados em um doutorado no Brasil (em Botânica ou Biologia Vegetal). O bolsista deverá dedicar 25 horas semanais para a atividade, ao longo de seis ou 12 meses. O valor da bolsa é de US$ 1.000 mensais e o auxílio inclui também passagens aéreas, visto, auxílio moradia e seguro-saúde.

As inscrições podem ser feitas até 15 de julho. O edital pode ser lido em http://fundacaoflora.org.br/wp-content/uploads/Chamada-Divulgacao_biologo_integracao-1.pdf