Share |
23/09/2012

Curso na área ambiental tem atividade prática em Florianópolis

Tetra Pak
portal.mec.gov.br

Estudantes do curso de condutor ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina promovem, até 4 de novembro, aos domingos, atividades gratuitas nos pontos turísticos naturais de Florianópolis. Moradores e turistas podem participar gratuitamente de trilhas e de palestras de conscientização ambiental, sob a orientação de alunos do câmpus Florianópolis-Continente.

De acordo com Liz Ribas, uma das coordenadoras das atividades, a proposta do instituto é preparar o futuro do profissional e, simultaneamente, incentivar o contato da população local com a natureza. Os condutores acabam atendendo a muitos turistas, mas a intenção é trabalhar com os próprios moradores. “Queremos gerar essa demanda com a própria população da cidade para que ela conheça melhor os atrativos naturais locais e adquira conhecimento em educação ambiental”, afirma.

O curso de condutor ambiental, com cerca de 360 horas-aula, é oferecido nos câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina desde 2010, de acordo com a demanda — já foi ministrado nos municípios de Palhoça e Itajaí e agora será estendido a Urupema, Garopaba e Imbituba.

Com duas turmas já formadas e uma em andamento, o curso prepara profissionais para conduzir visitantes em parques ecológicos e áreas de proteção ambiental, orientar e a interpretar aspectos ambientais e socioculturais locais. Em geral, optam pelo curso estudantes que moram no entorno de parques e áreas de proteção ambiental e que já têm conhecimento prévio da região na qual devem atuar.

Liz Ribas destaca que o curso é relativamente novo e que os egressos, em alguns casos, precisam de apoio para a entrada no mercado de trabalho. “É importante formar e abrir um mercado para esse profissional, que é novo”, diz.