Share |
26/06/2017

Coleta seletiva também ensina matemática


Jornal do Vale do Itapocu

Tendo como foco a 2ª Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia (FEMMAT), alunos do 9º ano da Escola Pedro Aleixo, com a orientação do professor de matemática Márcio José de Aviz e tendo como tema o projeto Coleta Seletiva de Lixo, vem desenvolvendo ações com a comunidade, em vários setores.

Entre as atividades estão à coleta seletiva de lixo, palestras com profissionais da área ambiental e pesagem do lixo produzido. Isso tudo na perspectiva da matemática, onde os estudantes são instigados a explorarem conceitos de estatística, utilizando-os para a tomada de decisões mais conscientes que os levem a desenvolverem um olhar mais crítico para o lixo, à preservação do meio ambiente.

A iniciativa busca a consciência dos alunos e da comunidade em geral de que a coleta seletiva de resíduos é uma atividade ecologicamente correta e economicamente viável, evitando que toneladas de resíduos tenham como destino aterros sanitários ou lixões a céu aberto, possibilitando que outra quantidade enorme de recursos naturais seja preservada.

O projeto dá oportunidade aos alunos de ampliar o conhecimento sobre o tema por meio de palestras, vídeos, textos, atividades práticas e dados estatísticos já existentes e também por eles elaborados. Assim, eles podem refletir, discutir e agir acerca de uma questão tão fundamental para a atual e futuras gerações, além de perceberem o papel social que a matemática pode desempenhar.