Share |
01/11/2012

Barco da Nestlè volta a ativa nos meses de novembro e dezembro


Tetra Pak

Nos meses de novembro e dezembro de 2012, a NOOLHAR em parceria com Nestlé e Tetra Pak acompanhará o projeto do Barco Supermercado da Nestlé em comunidades ribeirinhas do Pará. O projeto, que teve início em 2010 com foco na educação ambiental das comunidades, tem como missão conscientizar os clientes do Supermercado sobre a importância da reciclagem dos resíduos, orientando-os a trazer de volta ao barco os resíduos recicláveis gerados pelo seu consumo. Um outro objetivo do projeto é promover a educação ambiental nas escolas públicas das comunidades contempladas pela passagem do barco. Para isto, o educador ambiental mobiliza secretários de educação e professores locais para realização de atividades educativas relativas às das questões ambientais, com forte enfoque na reciclagem e no descarte correto dos resíduos.

Segundo o educador Lenon Rodrigues, representante da ONG no barco supermercado, “o maior objetivo dessas atividades será o de provocar uma reflexão sobre a importância do descarte correto dos resíduos gerados a partir do nosso consumo diário, revelando a comunidade o leque de possibilidades de reciclagem para a confecção de novos produtos oriundos de materiais que seriam eventualmente jogados na natureza” como exemplo as caixinhas da Tetra Pak que são 100 % recicláveis. Ainda de acordo com o educador, “os encontros serão importantes para mediar reflexões acerca da importância de se implementar a coleta seletiva nas cidades que ainda não dispõem deste recurso, assim como refletir sobre a importância de praticá-la, como uma atividade cidadã e cotidiana, nas cidades que já possuem este tipo de coleta”.

O enfoque do projeto nestes meses de novembro e dezembro será a cultura como o quarto pilar da sustentabilidade. As discussões norteadoras do debate em torno do desenvolvimento sustentável defendem cada vez mais a cultura como um elemento inalienável das outras questões que formam o tripé da sustentabilidade: a social, a econômica e a ambiental. A cultura se insere na sustentabilidade como o quarto pilar estruturador das reflexões e ações pensadas no âmbito dos outros três pilares. Compactuando com este pensamento, Nestlé,Tetra Pak e NOOLHAR pretendem iniciar já nesta rota do mês de novembro mini-oficinas de fotografia com os educandos, com matérias do projeto da Tetra Pak “Cultura Ambiental nas Escolas “ onde eles mesmos poderão construir suas próprias imagens das condições do meio ambiente onde estão inseridos. O objetivo é gerar um debate com os alunos sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente a partir das imagens que eles mesmos criaram.

A parceria da NOOLHAR , Nestlé e Tetra Pak no projeto do Barco Supermercado firma o compromisso destas empresas com a preservação do meio ambiente e a promoção da consciência ambiental na sociedade.