Share |
15/03/2013

Aprenda no Zoológico

Tetra Pak
Revista Quanta

O Zoológico de Salvador é hoje um centro de referência e base de apoio a pesquisas de fauna e flora. Entre as suas principais atrações estão os 1.225 animais, distribuídos em 86 espécies de aves, 38 espécies de mamíferos e 28 espécies de répteis.

Hoje, o Parque está vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – SEMA. Sua área verde é de aproximadamente 250.000 m2, devido à incorporação do remanescente secundário de Mata Atlântica, conhecido como Mata do Zoo. Este cenário de grande beleza natural pode ser visto pelo visitante ao circular pelos 3.000 m de pista de passeio do parque.

O Zoo é uma opção de lazer e refúgio ecológico no centro de Salvador, reservado para atividades preservacionistas e educacionais com foco especial às espécies ameaçadas de extinção e pertencentes a fauna brasileira. De um total de 152 espécies que atualmente habitam o parque, 141 pertencem à fauna brasileira e 11 à fauna exótica silvestre.

Atividades de preservação e reprodução das diferentes espécies animais são realizadas no Zoo, além de ações de conservação e enriquecimento do fragmento de Mata Atlântica, de paisagismo, de ambientação de recintos e, em especial, de educação ambiental.

Aprenda com o Zoo

O Zoo Vai a Escola é uma exposição itinerante que visita insituições de ensino e filantrópicas e empresas. O Objetivo é conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente, é uma visita dos técnicos do setor de educação ambiental a escolas, instituições ou empresas, para realizar palestras.

O Aprendendo no Zoo é uma ação orientada por um biólogo ou estagiário do setor de educação ambiental, que consiste na realização de uma palestra, seguida de um passeio pelo Parque. Os alunos também podem conhecer o setor de nutrição animal e participar de algumas atividades lúdicas.

No Cine Zoo, há duas sessões de filmes diários sobre a fauna e a flora. A capacidade do auditório é de 50 pessoas. Para fechar o pacote de educação ambiental, uma caminhada pelo remanescente da Mata Atlântica, acompanhada por biologo e estagiário.

O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas possui em seu corpo técnico uma equipe multidisciplinar, que além de cumprir com toda a rotina técnica do parque também se coloca à disposição da sociedade e de diversas instituições para ministrar cursos e palestras voltados a temas ambientais, destacando-se: Educação Ambiental, Manejo e Clínica de Fauna Silvestre, Botânica, Medicina da Conservação, Reciclagem e Aquecimento Global e suas implicações na conservação das espécies.

Esses treinamentos são realizados no auditório do Zoológico, mediante o agendamento feito junto à administração do parque, pelo telefone (71) 3116-7954 ou pelo e-mail zoo.educar@sema.ba.gov.br.

Para maiores informações, acesse o site do Zoológico de Salvador