Share |
22/03/2015

3 ideias de atividades escolares para o Dia Mundial da Água


Pensamento Verde

Cada vez mais é preciso conscientizar e incentivar práticas mais corretas de consumo de água, principalmente em épocas de crise onde este recurso torna-se escasso. Para as crianças, existem métodos tradicionais que explicam a importância da água e como devemos utilizá-la da maneira adequada.

Aproveitando o dia mundial da água, vamos apresentar no post de hoje três ideias criativas de atividades escolares para que as crianças aprendam desde cedo a importância de usar a água com consciência.

Cuidando da horta e jardim

Uma boa atividade escolar para o Dia Mundial da Água é levar o grupo de alunos até hortas ou produtores rurais. A ideia é mostrar aos pequenos estudantes a real importância da água na produção dos alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias, e com isso, alertar para o valor do consumo consciente em nossa sociedade.

Outra boa atividade é criar um jardim ou horta na própria escola, e com o passar das semanas, incentivar cuidados e a manutenção destes espaços com o uso controlado da água.

Da aula para casa

No Dia Mundial da Água, proponha que os alunos pensem em alternativas para economizar água em casa. Porém, não para por aí… Os alunos devem colocar em prática o que foi planejado na sala de aula, ou seja, realmente diminuir o tempo da torneira aberta na hora de escovar os dentes e também a quantidade de minutos que passam embaixo do chuveiro.

No dia seguinte, deixe que os estudantes informem como diminuíram o consumo de água em casa e se foi possível desempenhar todas as atividades normalmente. A ideia principal é incentivar hábitos mais conscientes através da prática.

Arte consciente

O papel aceita tudo, inclusive boas ideias de consumo consciente no Dia Mundial de Água. Uma boa atividade escolar é deixar que os alunos produzam cartazes para incentivar hábitos sustentáveis na própria unidade de ensino. Indicações com desenhos e números informando quanto tempo é necessário para lavar as mãos ou escovar os dentes, quanto de água é perdido com a torneira aberta, etc.

Através da diversão de desenhar e pintar cartazes, os alunos estarão aprendendo sobre o consumo consciente de água e ainda por cima incentivarão outros estudantes.