Share |
21/10/2013

Estudantes de Americana assistem ao Palco da Reciclagem


Azul Celeste

Os estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação participarão a partir de terça-feira (22) do projeto Palco da Reciclagem. O espetáculo de teatro infantil itinerante vai tratar sobre a importância da separação, coleta seletiva e reciclagem do lixo domiciliar. Pelo menos três mil alunos do 3º ao 5º ano das dez escolas municipais vão assistir ao musical promovido pela STR Estrutura para Filmes e Eventos e que não terá custos para a Secretaria de Educação de Americana.

Entre os dias 22 e 30 de outubro, em média, 600 crianças por dia serão levadas à área do Barco Escola, na região da Praia dos Namorados, onde o palco do musical infantil será instalado. Durante as apresentações, as crianças serão convidadas a subir ao palco, interagir com os atores e concorrerão a prêmios. Os participantes receberão brindes.

Em um esforço para aumentar a separação domiciliar do lixo pela população, ao final de cada sessão será exibido um vídeo sobre a coleta seletiva em Americana e sobre o trabalho realizado pelas cooperativas locais de catadores. Cada apresentação tem aproximadamente 50 minutos de duração e os alunos serão transportados de suas escolas, durante seus turnos de estudos, em ônibus previamente disponibilizados.

As escolas de Ensino Fundamental envolvidas no projeto são: Emef Professor Florestan Fernandes (Morada do Sol), Emef Darcy Ribeiro (Jardim da Paz), Emef Paulo Freire (Novo Mundo), Ciep Professora Maria Nilde Mascellani (Jaguari), Ciep Professor Milton Santos (Praia Azul), Ciep Professora Philomena Magaly Mackluf Rossetti (São Vito), Ciep Professor Anísio Spinola Teixeira (São Jerônimo), Ciep Professora Oniva de Moura Brizola (Zanaga), Ciep Professor Octávio César Borghi (Cidade Jardim) e Caic Professor Sylvino Chinellato (Jardim da Paz).

O projeto Palco da Reciclagem foi viabilizado por meio da Lei Rouanet (Ministério da Cultura), com patrocínio da Tetra Pak e apoio local da Leão Alimentos e Bebidas e Prefeitura Municipal de Americana. A iniciativa não tem custo algum para a Prefeitura, para as escolas envolvidas ou para os alunos participantes.