Share |
23/05/2014

Tetra Pak entrega kit para dinamizar a coleta seletiva solidária em Sapucaia

Tetra Pak
Prefeitura de Sapucaia

Foi realizada nesta quinta-feira (15) a inauguração das novas instalações da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e também a entrega do galpão da Coleta Seletiva Solidária, na antiga sede do SAMU. Um espaço maravilhoso que irá agregar toda a estrutura necessária para que a Secretaria de Meio Ambiente e a Cooperativa da Coleta Solidária Elizabeth realizem suas potencialidades, pois hoje eles realizam o recolhimento do óleo saturado com toda população e em especial nas unidades escolares com a finalidade do reaproveitamento para o biodiesel.

Na cerimônia o representante da Tetra Pak, o senhor Paulo Ribeiro fez a entrega do kit doado pela multinacional, uma balança de alta precisão, uma prensa hidráulica, um elevador hidráulico e um carrinho hidráulico. Esses instrumentos irão facilitar e dinamizar o trabalho dos catadores e ainda mais a sua eficiência e rentabilidade. Na Cooperativa estão cadastrados oito catadores que tem uma remuneração de um salário mínimo pago pela municipalidade e a partilha entre eles de todo o recurso que é revertido com a venda dos materiais coletados.

Estes homens representam um nicho muito importante, pouco reconhecidos e valorizados, que podemos até classificá-los como jóias em lapidação, pois possuem uma sensibilidade e percepção tão fugaz que os fazem enxergarem naquilo que muitos consideram lixo, uma fonte limpa de riqueza, propiciando trabalho honrado, portanto, conclamamos a todos que abracem esta causa, praticando a coleta seletiva no seu dia-a-dia.

Estiveram presentes o Prefeito Anderson Zanon, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil Marco Antônio Francisco e sua equipe, a Coordenadora Geral do Programa Coleta Seletiva Solidária do INEA Pólita Gonçalves, os Assessores técnicos do INEA Rose Alves, Ricardo Gonçalves, o catador Anderson Conceição, o consultor técnico da Tetra Pak Paulo Ribeiro, o vereador Sérgio Jardim, a secretária de Assistência Social e Habitação Magda Zanon, secretários de Governo e Diretores das unidades de ensino do Município.

Vale lembrar que ações como esta de preservação, consciência ambiental e geração de renda é que fazem com que Sapucaia esteja hoje no 16º lugar no ranking do ICMS VERDE das cidades do Estado do Rio de Janeiro.

É um trabalho consciente e sério do Governo Anderson Zanon e Fabiano Teixeira que em consonância com o Secretário de Meio Ambiente Marco Antônio Teixeira Francisco e sua equipe, que trabalham arduamente para que essas conquistas sejam uma realidade.