Share |
23/07/2014

Tetra Pak cede 150 telhas recicladas para Projeto Bicho D'água

Tetra Pak
Projeto Bicho D'água

O “Projeto Bicho D’água: Conservação Socioambiental” patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental foi um dos poucos projetos selecionados para a região Amazônica na Seleção Pública 2010. O projeto Bicho D’água tem como proponente a Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - FIDESA e como executor o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (GEMAM). Os pesquisadores que integram a equipe deste grupo de pesquisa são ligados ao Setor de Mastozoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi e atuam na pesquisa e conservação dos mamíferos aquáticos amazônicos desde 2006.

O projeto tem como objetivo principal aprimorar o conhecimento técnico-científico sobre os mamíferos aquáticos em dois locais no Estado do Pará, a Área de Proteção Ambiental de Algodoal/Maiandeua e a costa leste da Ilha de Marajó. As ações tem como foco principal a fauna representativa do litoral amazônico que compreende: o boto-cinza, o boto-vermelho e os peixes-boi-marinho e da Amazônia, subsidiando a elaboração de medidas para a conservação destas espécies.Esta proposta busca envolver a população local no desenvolvimento do projeto, considerando os moradores das comunidades atendidas como público mais importante para o processo educativo.

Com o objetivo de promover a educação ambiental e a preservação da biodiversidade, a Tetra Pak® apoia o projeto Bicho D’água e cede 150 telhas produzidas com embalagens longa-vida recicladas para a construção do "Espaço Bicho D’água", na ilha de Marajó, no Pará. Na nova área serão divulgados os trabalhos realizados em prol da conservação dos mamíferos aquáticos, além de ser um centro de inovação de ecoturismo.

Com um ambiente de exposição temática permanente sobre os mamíferos aquáticos, a pesca e a cultura marajoara, o espaço contará ainda com uma sala multimídia para exibição de vídeos e filmes com temáticas ambientais, atividades de educação ambiental, entre outros. Além disso, o local abrigará o programa de estágio que oferecerá oportunidades para aperfeiçoamento dos jovens dos municípios Soure e Salvaterra. A Inauguração do Espaço ocorrerá no dia 29/07/2014 às 17h00 em Soure, ilha de Marajó (PA).