Share |
08/10/2012

Meio ambiente é tema de livros nacionais


planetasustentavel.abril.com.br

O especial sobre meio ambiente da revista NOVA ESCOLA, da Editora Abril, listou alguns livros que tratam do assunto de forma interessante, abordando temas como consumo, energia e educação ambiental

Saindo do lugar-comum

Já pensou em como era o mundo sem geladeira, computador e telefone? É um exercício mais difícil do que parece, mas possível e muito inspirador para tratar de temas relacionados ao meio ambiente e à nossa sociedade consumista. Com o livro de Barbara Soalheiro, fica bem mais fácil fazê-lo. Escrito em forma de almanaque, ele conta como era a vida quando não existia água limpa (bebiam-se vinho e cerveja. Sério!), energia elétrica, escova de dentes, escola, ventilador, dinheiro, máquina de lavar e outras invenções com as quais convivemos cotidianamente.

Destaque - Divertido, bem escrito e com ótimos verbetes, o livro ajuda a tirar o leitor do lugar-comum e a pensar numa vida bem diferente da nossa. Proposta bem parecida com a que o mundo moderno tem nos proposto - e sobre a qual temos de conversar com as crianças e os jovens em sala de aula.

Como Fazíamos Sem..., Bárbara Soalheiro, 143 págs., Ed. Panda Books, tel. (11) 26281323, 32,90 reais.

Boas ideias para a sala de aula

Com contribuições de pesquisadores ligados ao Centro de Eco-Alfabetização de Berkeley, nos Estados Unidos, o livro reúne teoria e prática sobre Educação socioambiental. Em sintonia com as novas formas de abordar o tema, traz exemplos práticos. E melhor: sistematiza as etapas do processo para que ele possa ser repetido. O objetivo principal da obra é levar o leitor a pensar em como educar para que as crianças atinjam o máximo de seu potencial respeitando a natureza.

Destaque - Fruto de estudos exaustivos sobre a Educação ambiental e suas vertentes, a publicação é um manancial de boas ideias para educadores.

Alfabetização Ecológica - A Educação das Crianças para um Mundo Sustentável, Fritjof Capra e outros, 312 págs., Ed. Cultrix, tel. (11) 2066-9000, 49,50 reais

Cheio de energia

Os artigos reunidos na publicação foram escritos por professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e têm por objetivo apresentar e bem fundamentar os sistemas energéticos e suas interações humanas, econômicas e ambientais. Os capítulos tratam a energia como um fator relevante para o desenvolvimento e o meio ambiente e discutem o transporte, a produção e a distribuição do recurso, além de discutir uma série de propostas para o futuro.

Destaque - Há ótimos gráficos, tabelas e exemplos para facilitar o entendimento do assunto.

Iniciação a Conceitos de Sistemas Energéticos para o Desenvolvimento Limpo, José Aquiles Baesso Grimoni, Luiz Cláudio Ribeiro Galvão e Miguel Edgar Morales Udaeta (orgs.), 312 págs., Edusp, tel. (11) 3091-3545, 66 reais

Sinal de alerta

Organizado por duas professoras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o livro mapeia diversas frentes do consumo, como a matéria-prima e a geração de lixo. O volume explica conceitos importantes para compreender a cadeia de produção, como a análise do ciclo de vida.

Destaque - Mostrar que é possível, sem abrir mão do bem-estar, transformar um processo linear, como o consumo, em um círculo virtuoso.

Consumo Sustentável - Conflitos entre Necessidade e Desperdício, Ana Tereza Caceres Cortez e Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza, 158 págs., Ed. Unesp, tel. (11) 3242-7171, 30 reais