Share |
20/03/2013

Gotas: exposição no metrô de São Paulo em comemoração ao Dia Mundial da Água


Cultura Sub

Para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março), quem passa pela estação Clínicas do metrô da capital paulista tem a oportunidade de conferir 26 macrofotografias, clicadas pela artista plástica Andrea Laybauer, que visam evidenciar a falta de atenção que damos para a questão da água. Trata-se da exposição Gotas.

É preciso chamar a atenção das pessoas para a consciência sobre o consumo inteligente de água e nada melhor do que fazer isso através da arte.

A macrofotografia em alta velocidade trás para o espectador detalhes de um mundo que existe, mas que não percebemos no cotidiano por 2 motivos: são detalhes pequenos, alguns milímetros apenas, e são eventos muito rápidos que acontecem em frações de segundo.

Através das propriedades físicas e químicas da água, é possível perceber que as gotas funcionam como lupas, lentes convergentes, e refletem a cena que está atrás, gerando essa mesma imagem dentro da gota, de cabeça para baixo.

Com esse diferencial, é possível obter fotos irreverentes, singulares e plásticas e que não passam pelo processo de Photoshop ou qualquer outro editor de imagens.

São fotos engajadas com a preocupação sobre a escassez de água no planeta, simbolizando que cada gota é importante, cada gota pode se tornar uma obra de arte e, portanto, para um mundo sustentável, cada gota conta.

Andrea Laybauer se especializou na captura de imagens artísticas de gotas de água em movimento de uma forma muito particular, chamando atenção do espectador para inusitadas esculturas líquidas que mais parecem formas de vidro. É a fusão de duas técnicas, o “splash” que consiste em congelar o exato momento do choque entre as gotas em uma superfície líquida e a reflexão de imagem.

Visite a exposição
Local: Estação de Metro das Clinicas - Av. Dr. Arnaldo - 555

Data: 10 de março ao dia 27 de abril de 2013

Horários: De Domingo a Sexta das 4:40 as 00:18 Sábado 4:40 as 1:00