Share |
02/05/2016

Formatura do Cooperativa em Ação (RJ/ES)


Tetra Pak Brasil

Reciclagem, ação social, transformação, ecologia e qualidade de vida. São temas dos mais importantes nos dias atuais. Todos esses conceitos estão envolvidos no processo de criação e gestão de cooperativas de reciclagem. Sendo assim, a Tetra Pak em parceria com o CEMPRE desenvolveu o material “Cooperativa em Ação”, que vêem beneficiando cooperativas no país todo.

Os desafios são muitos. Ainda jovens, as cooperativas, em sua maior parte, engatinham nos processos fundamentais para a sobrevivência. E não poderia, neste momento, ser diferente. Criadas por cidadãos com diferentes trajetórias, com leis e regras ainda em fase de adaptação para o mercado de recolhimento, triagem e envio de materiais para reciclagem, as cooperativas necessitam em geral de todo apoio e informação possíveis e disponíveis.

Formatado a partir de idéias e conceitos daqueles que trabalham diretamente com as cooperativas de materiais recicláveis, esta publicação, na linguagem mais acessível que o tema permite,pretende levar aos cooperados novas alternativas sobre os problemas mais comuns do dia a dia que são enfrentados, os obstáculos mais freqüentes para que as cooperativas possam atingir um melhor desempenho, com aumento de produtividade.

Este curso é composto por Manual do Facilitador e fascículos com cartazes explicativos para uso nos encontros.O Manual do Facilitador apresenta todo conteúdo do “Cooperativa em Ação”, com informações de como ele deve ser usado junto ao grupo trabalhado, com referências para auxílio ao instrutor. Os fascículos, divididos em quatro módulos, buscam mostrar,com linguagem simples e acessível,os principais pontos de cada área a ser trabalhada. As planilhas, por sua vez, servem de modelo de como controlar e implantar alguns conceitos discutidos no programa e os cartazes vão auxiliar o facilitador a tratar os temas com o grupo de alunos.

Recentemente, tivemos o encerramento da implantação desse trabalho em 3 Associações. Segue abaixo alguns dados referentes a essas turmas : ACAGERR (Muniz Freire/ES): São 5 associados que tiveram o aumento médio de 31,6% na produtividade liquida. Começaram a participar do programa em Abril, se formaram em 08/03.

FOLHA VERDE (Volta Redonda/ES): São 14 cooperados que tiveram o aumento médio de 475% na produtividade liquida, porém não mantiveram esse ritmo e estão com a média liquida em 300% em comparação a média aferida antes do programa. Começaram a participar em Abril de 2015 e se formaram no dia 06/04.

COOPERJAPERI (Japeri/RJ): São 10 cooperados que tiveram um pequeno aumento na produção, aproximadamente 3%, porém ficaram sem caminhão desde o inicio do programa, o qual só voltou em janeiro deste ano. Se viraram saindo na rua de novo, coletando porta a porta. E agora com o caminhão, tiveram uma produção bem significativa em março, porém como os outros dois meses da média foram muito baixos, não aparece este avanço por enquanto. Com próximas medições, que ocorrerão por pelo menos mais 2 meses, teremos uma imagem melhor. Mas o grupo está muito confiante e melhor estruturado. Não tinham nem regimento interno quando começamos e agora já tem e se consideram mais unidos e percebendo que a união ajuda muito no avanço deles.

Seja um multiplicador desse projeto! Se você trabalha junto a uma Cooperativa e quer utilizar o material, entre em contato através do email falecom.meioambiente@tetrapak.com