Share |
27/03/2013

Dia do Teatro e do Circo tem peças gratuitas em dez cidades paraibanas


G1

O Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo são comemorados nesta quarta-feira (27) com espetáculos gratuitos em 10 cidades de diferentes regiões da Paraíba. Serão 11 apresentações gratuitas de grupos de João Pessoa, Sousa, Bananeiras e Cajazeiras. Os municípios escolhidos pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) são polos de macrorregiões do estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir as atrações.

“Montamos uma programação que faz circular os grupos artísticos dentro do estado. Um espetáculo de Bananeiras se apresenta em Guarabira, Pombal recebe peça de Cajazeiras. Essa é uma maneira de mostrar mais a Paraíba aos paraibanos”, disse o coordenador da ação cultural, Humberto Lopes.

Em João Pessoa, as apresentações acontecem em dois polos, um no Centro da cidade e outro na Zona Sul. Às 19h, na Praça do Coqueiral em Mangabeira, será encenado o espetáculo circense “O Mundo do Circo”, do grupo pessoense American Circus. Já no Teatro Lima Penante, às 20h, será apresentada a peça “O Menino Catador de Estórias”, do grupo Sala Verde, também da capital.

No Brejo do estado, três cidades receberão peças: Areia, Bananeiras e Guarabira. Em Bananeiras, a atração é “Ópera Bufo”, do grupo Geca, de João Pessoa. A apresentação será na Praça Central, a partir das 18h. Em Areia, a encenação é às 18h, na Praça Pedro Américo, com o espetáculo “Torturas de um Coração”, do grupo Oficina, do município de Sousa. Em Guarabira, a população assistirá “A Feira”, do grupo Flor do Cedro, da cidade de Bananeiras, no Teatro Municipal Geraldo Alverga, às 20h.

No Agreste, Campina Grande recebe, no Teatro Severino Cabral, o espetáculo “Efemérico”, da Cia Ciryos, de João Pessoa. A apresentação será às 20h.

No Cariri paraibano, o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo serão comemorados em dois municípios: Monteiro e Ouro Velho. Em Monteiro, será às 20h, no Teatro Jansen Filho. O espetáculo encenado é o circense “Clowns Bar”, do grupo Bufões de Olavo, de João Pessoa. Em Ouro Velho, a apresentação é na Escola Estadual, às 10h da manhã. O público assistirá a peça “Zé Lins – O Pássaro Poeta”, do grupo Engenho Imaginário, da capital.

O Sertão e o Alto Sertão serão representados por três cidades na programação estadual: Patos, Pombal e Catolé do Rocha. Os patoenses vão poder conferir na Praça João Pessoa, às 18h, o espetáculo “As Engraxadinhas”, da Cia Lua Crescente, de João Pessoa. Em Pombal será encenada a peça “O Mundo Mágico”, da Cia Proscênico, de Cajazeiras. A apresentação será no Cine Teatro Murarte, às 19h. E em Catolé do Rocha, o grupo pessoense Bigorna encena “Esparrela”, no Teatro Municipal, às 20h.

O Palhaço
Por sua magia e encanto, em 2011, o ator Selton Mello estrelou e dirigiu o longa-metragem que marcou o cinema brasileiro com o filme "O Palhaço". Se trata de uma história vivida por um palhaço, o Benjamin (Selton Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) num circo mambembe durante os anos 70. O Portal dá essa dica de mais um grande sucesso!