Share |
24/02/2013

Cultura Ambiental nas Escolas recebe sua primeira avaliação dos professores


Tetra Pak

Após pouco mais de 3 anos de funcionamento na versão on line, o site Cultura Ambiental nas Escolas foi avaliado por educadores em projeto realizado pela Tetra Pak, em parceria com o Instituto Reinvetar. O objetivo do projeto foi de levantar a opinião do corpo docente de professores, diretores, vice-diretores, coordenadores de 20 unidades de educação da região Centro-Oeste da cidade de São Paulo, com o objetivo de construir um cenário sobre o Portal Cultura Ambiental nas Escolas, como ferramenta para assuntos relacionados à Educação Ambiental.

O objetivo proposto pelo projeto do Cultura Ambiental nas Escolas é de difundir as utilidades do portal, no âmbito escolar, estimulando a reflexão sobre as experiências adquiridas com o Kit do Projeto e incentivando através da analise bibliográfica a aplicação da educação ambiental formal na sala de aula.

Resultados

Abaixo seguem resultados e comentários a cerca das questões discutidas com os educadores:

  • Avaliação sobre o conteúdo do caderno do professor:

Das avaliação feitas neste item, cerca de 97% dos educadores estão satisfeitos com o material, classificando-o como bom, muito bom ou excelente, enquanto apenas 3% consideram o conteúdo fraco. O caderno traz um apoio pedagógico essencial para inserir a temática discutida em sala de aula. No entanto, o que dificulta ainda é a falta de equipamentos multimídia para utilizar com os alunos, principalmente nas escolas estaduais.

  • Avaliação sobre o conteúdo do caderno do aluno:

O conteúdo do caderno de aluno também apresentou bons resultados na avaliação, cerca de 97% dos educadores avaliaram o material satisfatória, classificando-o como bom, muito bom ou excelente, enquanto apenas 3% consideram o conteúdo fraco. O caderno do aluno traz uma ótima opção para pesquisas, mas ainda faltam opções lúdicas com mais ilustrações para essa faixa etária.

  • Avaliação sobre o conteúdo do caderno de atividades:

O caderno de atividades é uma ótima opção de atividades interdisciplinares de apoio para os professores, para melhoria do material seria indicado que as atividades fossem separadas por faixa etária. Aproximadamente 90% dos educadores avaliaram bem o conteúdo do caderno de atividades (entre bom muito bom e excelente), enquanto 10% consideram o conteúdo fraco.

Comentários
Sugestões e comentários também foram coletados através da pesquisa. Abaixo alguns comentários:

“Vejo que esse portal é muito rico em textos, imagens e discussões para que a nossa escola possa desenvolver atividades que buscam informar e esclarecer temas voltados à Educação Ambiental.”
Adriano de Morais Martins. Professor de matemática, Escola Estadual Emygdio de Barros.

“Achei muito interessante esse portal porque contém informações e orientações importantes para os alunos e Professores. Sou professora de inglês, mas posso desenvolver um projeto para os meus alunos sobre meio ambiente, e esse portal poderá me ajudar a encontrar informações para o meu trabalho. A conscientização do povo que habita o nosso planeta sobre o nosso futuro é essencial para que os nossos descendentes tenham um pouco de qualidade de vida, água para beber e etc. Já me cadastrei e pretendo atualizar-me nesse portal.” Maria Helena de Lima, Professora de inglês, E E João XXIII e EE Sólon Borges dos Reis.

Participe você também!
Para dar sua sugestão sobre o site, solicitar informações e tirar suas dúvidas, entre em contato com a Tetra Pak aqui.