Share |
17/06/2016

18% dos municípios brasileiros realizam coleta seletiva de lixo


Ebc Radios

Apenas 18% dos municípios brasileiros praticam a chamada coleta seletiva de lixo. Isso corresponde a 1.055 cidades. Os números são de uma pesquisa realizada pela organização não-governamental Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre). Apesar de ser ainda baixo, o número de municípios que fazem coleta seletiva cresceu 138% desde 2010.

O Revista Brasil desta quarta-feira (15) entrevistou o diretor-executivo do Cempre, André Vilhena. Ele explica que coleta seletiva é quando o cidadão faz a separação do lixo seco plástico, vidro, metal, papel e do lixo orgânico, que é o resto de comida, poda de jardinagem, etc. "Esta separação é o ponto inicial da coleta seletiva, que é feita pela prefeitura em separado da coleta convencional e depois o material é encaminhado para a reciclagem. Então quanto maior a coleta seletiva, mas formalizado fica a cadeia de reciclagem, menos material vai pro aterro", explica.

O diretor defende os benefícios ambientais, econômicos e sociais da coleta seletiva.

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.