Share |
Anterior Próximo
09/08/2014

Projeto voluntário contribui para a preservação da onça-pintada

Tetra Pak
Amiga da Onça-Pintada

O estudo Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira, desenvolvido por 929 especialistas entre 2010 e 2014, mostra que atualmente 1.051 espécies de animais estão ameaçadas de extinção, entre elas a onça-pintada, o maior felino das Américas. Na primeira edição, de 2003, eram 627. A situação piorou!

A onça-pintada exerce importante função ecológica para a manutenção do equilíbrio dos ambientes onde ocorre, principalmente por regular o tamanho das populações de suas espécies presas como, por exemplo, queixadas, capivaras e jacarés.

É um animal que exige extensas áreas preservadas para sobreviver e se reproduzir. Dessa forma, a onça-pintada é considerada uma espécie guarda chuva, pois suas exigências ecológicas englobam todas as exigências das demais espécies que ocorrem no seu ambiente.

O blog "Amiga da Onça" faz parte do projeto voluntário de comunicação com o objetivo de contribuir para a preservação da onça-pintada, felino ameaçado de extinção no Brasil.

Os animais selvagens ou silvestres, como as onças, são alvos dos traficantes de animais e caçadores. Muitas onças são mortas brutalmente e sua pele arrancada para a venda criminosa em território brasileiro ou fora do país.

Para maiores informações, acesse o site: http://www.amigadaoncapintada.com.br/




Anterior Próximo