Share |
Anterior

Você sabia?

Já existem fábricas que produzem o papel branco 100% sem cloro como o utilizado na caixinha de leite Longa Vida?

No branqueamento da pasta de celulose são utilizados branqueadores como o cloro. Preocupados com o meio ambiente, os fabricantes de papel estão utilizando cada vez mais outros branqueadores sem cloro, como a água oxigenada e o ozônio.


Quanto melhor a separação dos materiais plásticos, melhor será a qualidade do plástico reciclado?

Para facilitar a separação dos diferentes tipos de materiais plásticos, algumas indústrias brasileiras imprimem o código da resina plástica na embalagem para ajudar na identificação. A codificação é feita a partir de um triângulo com um número dentro. Cada número significa um tipo de resina:

1 PET - polietileno tereftalato, usado nas garrafas de refrigerantes, óleo comestível, água mineral e remédios.

2 PEAD - polietileno de alta densidade, usado nas sacolas de supermercados, frascos de detergente e outros produtos de limpeza, baldes e potes de sorvete.

3 PVC - cloreto de polivinila, usado para filmes que cobrem bandejas de frutas e vegetais, garrafas de vinagre e água mineral.

4 PEBD - polietileno de baixa densidade, usado para embalagens de alimentos como arroz, feijão, açúcar e para sacos de lixo e lonas agrícolas.

5 PP - polipropileno, usado em embalagens de massas e biscoitos, potes para margarinas e copos de água mineral.

6 PS - poliestireno, usado para copos descartáveis, potes para iogurte e ainda na fabricação de material escolar.

7 OUTROS- plásticos especiais usados principalmente para fazer eletrodomésticos como liquidificadores e corpos de computadores.


As caixinhas de leite Longa Vida são chamadas de embalagens cartonadas porque 75% de sua composição é de papel grosso, também chamado de cartão?

As embalagens de Leite Longa Vida são compostas de 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio.


Que existem cerca de 327 cidades brasileiras que possuem coleta seletiva?

Esse número é pequeno se levarmos em conta que o Brasil possui 5.564 municípios (IBGE, 2006). Entretanto, essa realidade está mudando graças ao esforço de alguns setores de embalagens e do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem).


Que a maior parte do lixo urbano é de matéria orgânica?

Segundo dados do IBGE, o Brasil gera por dia 140 mil toneladas de lixo, entre materiais recicláveis e não recicláveis, sendo que cerca de 60% é composto por matéria orgânica, ou seja, alimento que está sendo jogado fora.


Que a incineração diminui a quantidade de lixo que vai para o aterro em até 90%?

Na incineração cem quilos de lixo são reduzidos a dez quilos de cinzas.


Que a reciclagem da embalagem Longa Vida economiza o corte de árvores?

Cada tonelada de embalagem Longa Vida reciclada gera, aproximadamente, 650 quilos de papel, poupando o corte de 20 árvores cultivadas em áreas de reflorestamento.


Que a produção nacional de bauxita é da ordem de 21 milhões de toneladas anuais?

Essa produção coloca o Brasil na 2a posição do ranking mundial de produção de bauxita, sendo que a maior parte da reserva nacional está no Estado do Pará. Em segundo lugar vem o estado de Minas Gerais, na região de Poços de Caldas, que tem produção referente ao consumo da região Sudeste.


Que pneus usados já podem ser reciclados?

Pneus jogados nos lixões, aterros sanitários ou outros locais atraem roedores e mosquitos transmissores de doenças. Entretanto, o Brasil já dispõe de tecnologia para reciclar pneus transformando-os em tapetes para carro, solado de sapato, pisos industriais, borrachas de vedação e asfalto.


Que a maior parte das cidades brasileiras descartam seus lixos em lixões?

Segundo dados do IBGE, cerca de 63% da cidades brasileiras descartam o lixo em lixões, ou seja, sem qualquer tipo de tratamento para a proteção do solo e dos lençóis freáticos.




Anterior