Share |
Anterior Próximo

Metal

Os metais são extraídos da natureza na forma de minérios. Há milhares de anos, o homem descobriu que ao aquecer um minério, o metal nele contido se liquidificava e poderia ser transformado para a fabricação de diversos objetos. Esse metal era o ferro. Aquecendo-se o ferro com o carbono (carvão) temos o aço, largamente empregado para fazer utensílios domésticos, ferramentas, carros e embalagens.

As latas de conserva de alimento são feitas de aço. Para não enferrujar em contato com o ar e não estragar os alimentos, o aço nelas contido é revestido por uma fina camada de estanho ou cromo.

O alumínio é outro metal bastante utilizado para embalagens de alimentos, principalmente latas de bebidas. O alumínio, extraído de um minério chamado bauxita, é leve, resistente, e não enferruja em contato com o ar.

Quando jogados em aterros sanitários, alguns metais se desintegram e voltam a ser minério. O processo demora de dois a quatro anos para o aço, e no caso do alumínio o tempo é bem maior, e sua desintegração pode não ser completa. Além disso, as latas enferrujadas podem ferir animais ou pessoas que tenham contato com o lixo.

Na central de triagem, as latas de aço e alumínio são amassadas, compactadas em blocos chamados de sucata e encaminhados para as respectivas fábricas de reciclagem. Nestas fábricas, a sucata é derretida para a formação de placas de aço ou alumínio, que se transformam novamente em latas.

Pilhas comuns/baterias

Devem ser encaminhadas aos fabricantes ou destinadas em coletores especiais para coleta de materiais do gênero.

Gastando Menos

Com a reciclagem do aço economizam-se três quartos da energia usada para fabricar o aço a partir do minério de ferro. A reciclagem do alumínio é ainda mais vantajosa, pois gasta-se muita energia para produzir o alumínio a partir da bauxita.

Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de cinco toneladas de bauxita. Para se descobrir se uma lata é de aço ou alumínio pode-se colocar um ímã ao lado da lata: se o ímã grudar na lata é sinal de que ela é de aço; se não grudar, provavelmente, a lata é de alumínio.




Anterior Próximo